10 livros essenciais de Direito que você precisa conhecer

A literatura é uma fonte inesgotável de conhecimento para diferentes estilos de vida e profissões. A advocacia não fica de fora, pois se beneficia de muitas obras que retratam a rotina dos operadores jurídicos. São muitos livros de Direito que promovem reflexões profundas sobre a atuação dos profissionais e os desafios do setor.
Os temas ligados à justiça exercem um grande poder de atração. Quem deseja ingressar no ramo ou já faz parte dele pode se beneficiar muito da leitura de alguns clássicos e best-sellers que trazem a área legal como cenário para suas tramas. Essas leituras complementares são de grande importância para quem pretende se destacar na carreira.

Se você é uma dessas pessoas, siga a leitura para conhecer 10 livros de Direito imperdíveis para acadêmicos e advogados:

1. O primeiro ano: como se faz um advogado

Nessa obra, Scott Turow compartilha as experiências de um estudante do primeiro ano da famosa Faculdade de Direito de Harvard, considerada uma das mais prestigiadas instituições do mundo jurídico. O livro retrata as principais dúvidas do estudante e como é a sua preparação durante o primeiro ano do curso. Trata-se de um retrato bem detalhado do ambiente competitivo das faculdades de Direito norte-americanas de primeira linha.

 

2. O caso dos exploradores de cavernas

Esse é um dos livros de Direito mais divulgados entre os acadêmicos e que permite ao leitor conhecer melhor a área. O texto escrito pelo jurista e professor Lon L. Fuller, que é formado em Economia e em Direito, virou um clássico. Por meio dessa obra, publicada originalmente na revista da Faculdade de Direito de Harvard, o autor busca promover um debate moral sobre a situação vivida pelos personagens centrais (sobreviventes de um grave acidente em uma caverna).

 

3. O auto da Compadecida

Não poderíamos deixar de fora da lista essa peça brasileira em forma de auto, escrita por Ariano Suassuna. Os personagens principais passam toda a trama utilizando seu poder de convencimento, característica essencial para todo advogado. É uma excelente leitura para advogados e estudantes porque retrata o julgamento do personagem João Grilo, no Juízo Final, com a presença das figuras bíblicas representando os papéis do juiz, do promotor e do advogado de defesa.

 

4. A sangue frio

Essa obra de Truman Capote fala da chacina de quatro membros de uma família em 1959, na cidade de Holcomb, nos Estados Unidos. O escritor quis retratar esse crime brutal depois de ver que o jornal The New York Times só havia publicado uma nota breve sobre os assassinatos. Disposto a descobrir detalhes para escrever sua reportagem, o jornalista foi até o lugar onde tudo aconteceu e entrevistou os familiares das vítimas, a equipe policial que cuidava do caso e os dois assassinos que estavam presos. A apuração durou mais de um ano e deu origem ao livro, que transita entre o jornalismo e a literatura.

 

5. O sol é para todos

Esse clássico da literatura, escrito pela romancista Harper Lee, foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1961. O livro narra a história de um advogado que assume a defesa de um homem acusado de estupro. O ponto-chave da obra é o fato de o homem ser negro, enquanto a vítima é uma mulher branca. A trama se passa nos Estados Unidos da década de 1930 e tem foco no racismo e na injustiça presentes no sul do país naquela época. Merece destaque a postura ética e corajosa do advogado, bem como sua integridade e defesa de valores. Leitura indispensável para os amantes do Direito.

 

6. O processo

Essa obra de Franz Kafka deveria fazer parte da coleção de todo advogado. A narrativa gira em torno de um gerente bancário bem-sucedido que é preso e processado sem saber exatamente o por que. A história prende a atenção do leitor e é muito apreciada pelos criminalistas, por causa da situação absurda vivida pelo protagonista. O livro ergue a bandeira dos limites da justiça e a do direito de defesa.

 

7. Crime e castigo

Fiódor Dostoiévski publicou seu famoso livro em 1866, mas o conflito envolvido no caráter humano continua atual. Ele nos leva a refletir sobre o dilema moral entre o certo e o errado, muito comum aos profissionais jurídicos. A obra foca na culpa de um jovem estudante de Direito que, após cometer um crime, não consegue superar seu erro e vive com medo de ser descoberto e punido.

 

8. A revolução dos bichos

Outro clássico da literatura, esse livro de George Orwell faz uma forte crítica aos regimes políticos ditatoriais e totalitários. Ele apresenta uma sátira em que os defeitos e as fraquezas dos seres humanos são projetados nos animais. A obra narra a revolução dos animais que, cansados de serem explorados pelo dono da granja, se juntam para planejarem uma rebelião e a tomada do poder. Quando o plano se concretiza, um dos líderes passa a tomar atitudes ditatoriais.

 

9. A firma

John Grisham foi certeiro ao retratar nesse livro a pressão e a rotina dos grandes escritórios de advocacia americanos. É um livro que prende o leitor por juntar a rotina jurídica ao suspense. O protagonista da trama é Mitchell, que estuda Direito em Harvard e, após muito esforço, entra para a equipe de uma famosa firma de advogados tributaristas. Porém, ao longo da história, fica claro que aquele que parecia ser o emprego dos sonhos vai se mostrar um grande problema para o jovem.

 

10. A arte da guerra

“A arte da guerra” é um tratado militar escrito por Sun Tzu, general estrategista chinês, durante o século IV a.C.. O modo como essa obra aborda estratégias que devem ser utilizadas em um combate vem contribuindo para a formação de executivos que desejam vencer a “guerra empresarial” no mundo dos negócios.
Por isso, suas lições podem ser usadas para a formação da carreira de um advogado de sucesso, auxiliando o profissional a enfrentar os problemas e a lidar com as situações difíceis da profissão. É evidente o papel da literatura na formação e no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, especialmente dos estudantes. O acesso a bons livros de Direito faz toda a diferença na capacitação do profissional, pois as leituras complementares possibilitam o domínio da linguagem e oferecem conhecimentos essenciais para o exercício da profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *