TAF: o teste mais temido pelos candidatos ao concurso da POLÍCIA FEDERAL

Após muita incerteza devido à pandemia do Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que a Polícia Federal está preparando seu novo concurso, que deve ocorrer em abril de 2021. De acordo com o pronunciamento, o concurso oferecerá mais de 2 mil vagas e deve ter seu edital publicado em meados de dezembro.

Com as novas informações, os candidatos que pretendem fazer carreira na Polícia Federal já podem começar a se preparar para o TAF, o temido Teste de Aptidão Física. Nesta fase, são convocados todos os candidatos previamente aprovados na prova de aptidão psicológica.

O teste não é fácil e demanda muita preparação prévia, então os candidatos interessados em tentar o concurso precisam começar agora o condicionamento físico, que pode demorar alguns meses. Embora os requerimentos específicos só poderão ser avaliados a partir da publicação do edital, em geral o TAF envolve cinco etapas:


Barra fixa: O candidato do sexo masculino deve elevar o corpo ao menos duas vezes em sequência sem repouso por meio da flexão dos cotovelos, até que o queixo ultrapasse a barra. As mulheres devem permanecer em suspensão por no mínimo cinco segundos.


Flexões: Os homens devem posicionar-se sobre o solo, com o corpo ereto e mãos espalmadas apoiadas no chão, e as mulheres devem apoiar os joelhos. É necessário executar o mínimo de 20 movimentos em 60 segundos.


Abdominal: O candidato deve colocar-se em decúbito dorsal sobre o solo com o tronco estendido e mãos entrelaçadas na nuca. Por meio de contrações da musculatura abdominal, o candidato precisará sentar-se com os pés fixos por um auxiliar. Novamente, o número requisitado é de 20 movimentos em 60 segundos, com repouso permitido, mas sem interrupção do cronômetro.


Corrida: O candidato deve percorrer em uma pista a distância mínima de 2 mil metros em 12 minutos.


Natação: O candidato deverá nadar uma distância de cinquenta metros em qualquer estilo.


Os especialistas orientam que a preparação para o TAF deve ser concomitante com a preparação teórica, sob pena do candidato não conseguir adquirir resistência física necessária para a aprovação nessa fase do exame e colocar em risco todo a aprovação no concurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *