Concurso INSS – Edital publicado e retificado!

Atualizado em 16/09/2022 

Os dados do edital publicado ontem (15) para o Concurso INSS foram retificados.  

Quer saber quais são as alterações? Continue lendo o texto: 

A publicação no Diário Oficial da União divulga que o número de vagas foi alterado. Dessa forma, as Gerências Executivas (GEX) do INSS passam a ofertar não mais 1.000 vagas, mas sim, 3.373 oportunidades, e estão entre imediatas e cadastro reserva. 

As mudanças ocorridas foram essas: 

quadro de vagas inss

(mudanças no quadro de vagas nas Gerências Executivas) 

Para os candidatos que farão a prova no estado de Santa Catarina (SC) há novidades também, conforme quadro abaixo: 

vagas sc inss

(alterações para realização da prova em Santa Catarina) 

Bem como, o quantitativo das convocações para a Avaliação Biopsicossocial, o processo de Heteroidentificação e limite de aprovados também sofreram algumas alterações. Veja abaixo: 

bioinss

(alterações para avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação) 

limite de convocados inss

(mudanças no limite de aprovados) 

Por fim, houve alterações no conteúdo cobrado em noções de informática. Agora, os candidatos devem apresentar conhecimento em Microsoft Office. 

Deseja conferir as alterações? Acesse o Edital Retificado 

Quer ver mais sobre o concurso INSS? Leia abaixo:

Conforme esperado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta quinta-feira (15/09), um dos editais mais aguardados pelos concurseiros em 2022, informando como ocorrerá o concurso INSS.

Os cargos vagos são para técnico do seguro social. 

Resumo do concurso
Cargo: Técnico do seguro social;
Escolaridade: Nível médio;
Vagas: 1.000
Salário: R$ 5.905,79
Banca: Cebraspe 

Inscrições para o concurso do INSS 

Para quem deseja se inscrever e concorrer ao concurso do INSS, poderá enviar a candidatura via site do Cebraspe (http://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22). O processo de inscrição inicia no dia 16/09 (sexta-feira) até 3 de outubro (segunda-feira). 

A fim de concretizar a candidatura, os concurseiros devem pagar a taxa no valor de R$ 85,00. Para solicitar a isenção, deve-se considerar os dados especificados no edital, e poderão pedir a condição especial aqueles que estão cadastrados no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), ou então, quem for doador de medula óssea. 

Concurso do INSS – Locais das vagas
 

    Local                                        Vagas

RIO BRANCO  14 
MACEIÓ  13 
MANAUS  28 
MACAPÁ  12 
BARREIRAS  5 
FEIRA DE SANTANA  5 
ITABUNA  10 
JUAZEIRO  6 
SALVADOR  10 
SANTO ANTÔNIO DE JESUS  9 
VITÓRIA DA CONQUISTA  4 
FORTALEZA  8 
JUAZEIRO DO NORTE  9 
SOBRAL  8 
DISTRITO FEDERAL  13 
VITÓRIA  11 
ANÁPOLIS  13 
GOIÂNIA  10 
IMPERATRIZ  9 
SÃO LUÍS  15 
BARBACENA  8 
BELO HORIZONTE  11 
CONTAGEM  11 
DIAMANTINA  7 
DIVINÓPOLIS  10 
GOVERNADOR VALADARES  9 
JUÍZ DE FORA  9 
MONTES CLAROS  5 
OURO PRETO  10 
POÇOS DE CALDAS  7 
TEÓFILO OTONI  7 
UBERABA  9 
UBERLÂNDIA  11 
VARGINHA  8 
CAMPO GRANDE  11 
DOURADOS  11 
CUIABÁ  11 
SINOP  8 
BELÉM  33 
MARABÁ  14 
SANTARÉM  14 
CAMPINA GRANDE  6 
JOÃO PESSOA  7 
CARUARU  12 
GARANHUNS  5 
PETROLINA  5 
RECIFE  9 
TERESINA  9 
CASCAVEL  8 
CURITIBA  7 
LONDRINA  6 
MARINGÁ  4 
PONTA GROSSA  7 
CAMPOS DOS GOYTACAZES  25 
DUQUE DE CAXIAS  40 
NITERÓI  28 
PETRÓPOLIS  28 
RIO DE JANEIRO  36 
VOLTA REDONDA  34 
MOSSORÓ  4 
NATAL  12 
PORTO VELHO  23 
BOA VISTA  18 
CANOAS  8 
CAXIAS DO SUL  4 
IJUÍ  2 
NOVO HAMBURGO  8 
PASSO FUNDO  5 
PELOTAS  5 
PORTO ALEGRE  6 
SANTA MARIA  7 
URUGUAIANA  4 
BLUMENAU  5 
CHAPECÓ  5 
CRICIÚMA  6 
FLORIANÓPOLIS  7 
JOINVILLE  6 
ARACAJU  6 
ABCD  4 
ARAÇATUBA  6 
ARARAQUARA  10 
BAURU  6 
CAMPINAS  6 
GUARULHOS  7 
JUNDIAÍ  10 
MARÍLIA  8 
OSASCO  7 
PIRACICABA  7 
PRESIDENTE PRUDENTE  7 
RIBEIRÃO PRETO  8 
SANTOS  10 
SÃO JOÃO DA BOA VISTA  7 
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO  9 
SÃO PAULO  8 
SOROCABA  9 
VALE DO PARAÍBA  9 
PALMAS  9 
Totais  1000 

Concursos

 Como funcionará a prova e o curso de formação do concurso do INSS 

Serão duas etapas percorridas para quem deseja ingressar na carreira de técnico do seguro social. O concurso do INSS terá provas objetivas e um curso de formação.  

As provas objetivas são de caráter eliminatório e classificatório, contando com duração de 3h30. Poderão ser realizadas nas cidades que ofertam o cargo, além disso, a data prevista para realização dessa primeira etapa do concurso INSS é 27 de novembro. 

O curso de formação poderá ser realizado em alguns locais, são eles: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. 

Por fim, essa segunda etapa, que é classificatória e eliminatória, é composta por uma carga horária de 180 horas presenciais, e suas atividades podem ser desenvolvidas entre os turnos diurnos e noturnos. Além disso, esse curso terá prova objetiva e discursiva, com 120 itens que deverão ser avaliados entre certo e errado e, questões a serem respondidas com até 15 linhas, respectivamente. 

Vale lembrar que durante o período do curso de formação, o candidato que prestou o concurso do INSS receberá auxílio financeiro, que será metade do valor pago de salário para o cargo. 

A classificação do concurso do INSS 

Concluída as duas etapas, as notas obtidas no final da prova objetiva e no curso de formação serão somadas, logo, os concorrentes terão acesso a lista com a ordem de classificação por gerência executiva do INSS. 

Concurso INSS – O cargo de técnico do seguro social 

Requisitos necessários:

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluído até a data da posse. 

Atribuições do cargo:

atender ao público; assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos; realizar atividades inerentes a reconhecimento de direitos previdenciários, direitos vinculados a Lei nº 8.742/93 e outros sob a responsabilidade do INSS; realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações; elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos; avaliar processos administrativos, oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão; participar do planejamento estratégico institucional, de comissões, grupos e equipes de trabalho e dos planos de sua unidade de lotação; atuar na gestão de contratos, quando formalmente designado; realizar os atos e procedimentos necessários à verificação do atendimento das obrigações não tributárias impostas pela legislação; controlar dados e informações, bem como executar atualização em sistemas; executar atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária; realizar atividades de gestão do patrimônio do INSS; subsidiar os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação, atuar no acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos; atuar em atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa; realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas que não demandem formação profissional específica, bem como exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS, compatíveis com a natureza do cargo ocupado e as constantes no Decreto nº 8.653, de 28 de janeiro de 2016. 

Jornada de trabalho: 

40 horas semanais 

Comece a se preparar!

Temos um curso completo para quem deseja ser o próximo aprovado no Concurso do INSS!

Clique no banner e confira mais detalhes:

Concursos

Deseja continuar se atualizando?

Confira mais notícias em nosso blog.

Blog MeuCurso.