Na era moderna em que vivemos, é comum que muitas pessoas procurem prestação de serviços online. Isso não é diferente para quem procura um advogado, o que levanta a questão: escritório físico ou digital? Qual a melhor opção?
É claro que não existe uma resposta certa para todos, afinal, cada profissional possui seu estilo de trabalho. Entretanto, é sempre importante estar atualizado e ciente das demandas de um mercado que se transforma a cada dia.
Por isso, no texto de hoje, vamos entender melhor a diferença entre um escritório físico e digital, para que você compreenda melhor os prós e contras de cada um, e assim, consiga escolher a melhor forma de atuação para você!
Escritório físico
Um escritório físico possui diversas vantagens. Em primeiro lugar, o local em si tem o poder de transmitir respeitabilidade e elevar o nome da empresa e dos advogados vinculados a ela.
Muitas pessoas – os possíveis clientes – ainda se sentem mais confiantes ao procurar ajuda em um ambiente clássico e mais profissional. Isso tudo pode ser oferecido por um escritório físico.
Além disso, para aqueles que são sócios ou donos de escritório, trabalhar em um escritório físico pode ajudar a manter o controle sobre a equipe de uma maneira mais eficiente. Dessa forma, liderar os demais advogados, estagiários e funcionários pode ser uma missão mais fácil e produtiva no dia a dia.
Além disso, existem muitos profissionais e clientes que alegam que o contato cara-a-cara é um facilitador, e que o trabalho é melhor desenvolvido nesse sentido. Por isso, os encontros presenciais podem facilitar certas discussões, especialmente quando se tratam de temas mais sensíveis ou pessoais.
Desvantagens em um espaço físico
É claro que existem algumas possíveis desvantagens quando falamos em manter um escritório físico. A principal delas diz respeito aos gastos que surgem ao manter um local físico de trabalho. Sendo assim, é necessário considerar o investimento em aluguel, limpeza, energia elétrica, internet, recursos humanos, manutenção, deslocamento, entre outras coisas.
Além disso, a escolha de um escritório físico pode também acabar limitando a adaptação a novas tecnologias modernas, como, por exemplo, o uso do home office, prática que comprovadamente têm aumentado a produtividade e bem-estar dos colaboradores, segundo estudo da FGV.
Ademais, podemos citar também o risco de segurança que um escritório físico implica – afinal, contratempos e ameaças como roubos e assaltos são possíveis, o que pode também adicionar mais um gasto na conta –.
Escritório digital
Um escritório digital é aquele onde a grande maioria das atividades – ou até mesmo a totalidade delas – são feitas de forma remota e digital. Assim, todo o trabalho é feito sem a necessidade de um espaço físico.
Esse estilo de trabalho pode incluir algum software específico para as práticas jurídicas, e também não deixa de envolver conversas com e sobre clientes, que podem ser realizadas à distância por videoconferência.
Essa é uma opção ótima para quem preza pela praticidade, conforto e liberdade no dia a dia, uma vez que é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Também é possível organizar melhor os próprios horários, e reservar mais tempo para a vida pessoal.
Ademais, é também mais fácil atrair uma clientela mais jovem e prática, que prefere resolver suas questões por meio online. Muitas pessoas atualmente buscam um escritório de advocacia inteiramente online, por se identificarem melhor com esse tipo de trabalho.
Uma das principais vantagens de um escritório digital, com certeza, é a redução de custos. Por não ser necessário arcar com os gastos de um espaço físico, é possível investir o dinheiro em outras áreas, como marketing e prospecção de clientes, por exemplo.
Além disso, a localização física deixa de ser um empecilho para a atração de novos clientes. Com um escritório digital, é possível atender pessoas das mais diversas regiões, sem que nenhuma das partes precise de preocupar em se deslocar para encontrar a outra.
A eficiência também pode ser maior em um escritório como esses. Uma vez que todos os processos são automatizados, não existe tempo gasto com locomoção, o que permite atender um cliente logo após o outro, por exemplo.
De uma forma geral, um escritório digital também é altamente sustentável, pois reduz a poluição gerada pelo deslocamento, e também faz um uso menor de materiais como o papel, por exemplo. Para aqueles que se preocupam com o desenvolvimento da empresa a longo prazo, essa com certeza é uma questão importante e super positiva!
Desvantagens do digital
Como principal desvantagem de um escritório digital, podemos citar a dependência completa da tecnologia. Se, por exemplo, a internet não estiver funcionando ou a energia elétrica cair, todas as operações da empresa serão travadas até que o problema se resolva.
Algumas pessoas também podem alegar que a falta de contato pessoal é uma desvantagem. Para certos profissionais e certos clientes, o contato humano é importante, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal.
Além disso, a adaptação com novas tecnologias, e a própria adaptação a um estilo de trabalho remoto pode ser um desafio para profissionais que já estão há anos na profissão, acostumados com o decorrer mais tradicional do dia a dia de um advogado.
Escritório físico vs digital: Qual a melhor escolha?
Como você pode perceber, tanto o escritório físico quanto o digital possuem características boas e possíveis desafios a serem enfrentados. Por isso, a escolha do melhor ambiente de trabalho vai depender estritamente das preferências de cada advogado.
Não existe resposta certa ou errada, melhor ou pior opção. Por isso, é necessário analisar o estilo de vida, de trabalho, e os objetivos profissionais de cada um, para dessa forma, entender qual opção melhor se encaixa nesses padrões.
Também é importante levar em conta o perfil dos clientes, e tentar entender as suas preferências. Dessa forma, com uma decisão bem informada, o sucesso na carreira será apenas questão de tempo!
Elaine Flores
Editorial Meu Curso