Após todo o processo de graduação e etapas da OAB, é hora de seguir os primeiros passos na sua carreira. É comum que, logo após a formatura, um profissional novo fique um pouco perdido em relação ao que deve ser feito no início da carreira.
Pensando nisso, hoje trazemos um guia mostrando quais são os primeiros passos que você deve dar em sua carreira, além de responder às principais dúvidas que podem surgir ao longo do caminho. Veja a seguir!
Escritório físico ou digital
O primeiro passo para estabelecer sua carreira é decidir se o seu escritório será físico ou digital. Existem vantagens e desvantagens em ambas as escolhas e, a seguir, falaremos mais sobre algumas delas.
Físico
O escritório físico pode trazer um público orgânico, que valoriza o olho no olho, e o contato presencial. Esse público será mais velho e as indicações sem dúvidas farão parte dessa demanda, ou seja, o marketing boca a boca será importante. Mas, isso não significa que os clientes também não chegarão através do meio digital.
Lembre-se que ao escolher essa opção você terá custos com o espaço, locomoção, decoração, reforma na abertura e pode precisar de funcionários extras para limpeza e recepção, por exemplo.
Digital
Com um escritório digital, você não precisa se preocupar com fatores como espaço físico, contas desse espaço, funcionários extras e decoração. Entretanto, é preciso investir em outras coisas.
Você precisa ter um bom notebook e internet, já que serão os seus equipamentos de trabalho. Além de uma boa equipe de marketing para divulgação, você precisará de um espaço em casa adequado para fazer reuniões e chamadas.
Como escolher a área de atuação
Muitos bacharéis em direito optam por escolher seu ramo de atuação de acordo com o seu interesse e gosto pelo assunto. Essa é uma boa opção, mas, na hora de fazer sua escolha, também leve em consideração outros fatores como experiências em outras áreas e mercado na sua cidade. É importante conversar com outros profissionais já formados que trabalham em sua região ou ramo pretendido.
As áreas de atuação mais populares são: direito trabalhista, direito civil e direito penal. Entretanto, todas os ramos da advocacia possuem seus méritos e podem ser bem exploradas. Colete informações sobre aquelas que mais chamam sua atenção antes de decidir.
Como construir autoridade
Após escolher uma área de atuação, é preciso construir autoridade para ser reconhecido no mercado — é nessa hora que muitos advogados se perdem. Por isso, a seguir daremos algumas dicas essenciais para se firmar como uma autoridade na área:
- Se especialize na área escolhida: estude diariamente e esteja sempre atento a mudanças na legislação que podem influenciar o seu trabalho. Isso faz toda a diferença para que você se destaque no mercado de trabalho.
- Tenha uma boa presença online: hoje em dia, o mundo online consegue tomar as rédeas de muitas carreiras. Por isso, ainda que o seu escritório seja físico, produza conteúdos online de qualidade.
- Tenha especialistas em marketing: a publicidade te ajuda a vender seu serviço tanto na internet quanto fora dela e, como diz o ditado, para ser lembrado é preciso ser visto. Por isso, invista em bons profissionais de marketing para que você cresça no mercado de forma consistente e tenha uma presença marcante nos espaços virtuais.
Conquistando clientes
Se você está no início da carreira, é natural querer uma receita para conquistar os seus clientes de forma simples, mas a verdade é que essa receita não existe. Contudo, você pode utilizar técnicas que aumentam as suas chances de destaque no mercado. São elas:
- Faça consultoria jurídica: muitas pessoas buscam advogados para consultorias e acabam se tornando clientes. Essa pode ser uma boa forma de captar um grande público, principalmente no início de sua carreira.
- Tenha um blog com conteúdos relevantes: manter um blog bem feito faz com que o seu site seja ranqueado no Google e visitado com mais frequência. Assim, ele se torna uma referência e o seu nome é lembrado quando se trata de advocacia, contudo é importante manter a constância e conteúdos relevantes.
- Invista em marketing digital: o marketing é uma excelente forma de vender serviços e hoje em dia, com o avanço da internet, o marketing digital se torna quase que obrigatório. Ele é essencial quando se trata de conquistar os primeiros clientes e ampliar o alcance.
Marketing digital para advogados
O marketing digital é um conjunto de ações utilizadas em meios digitais para conquistar e captar o cliente. Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas. Entre elas, o copy é uma das mais famosas.
O copy nada mais é do que um texto que visa captar o cliente ao final. Para isso, o marketing analisa o público-alvo e visa identificar as principais necessidades dessas pessoas no cotidiano. Por fim, é demonstrado como você pode oferecer seus serviços como forma de resolução desses problemas e carências.
O marketing digital pode ser utilizado para divulgar diversos tipos de serviços, e é um grande aliado na captação de clientes para advogados.
Além do que falamos aqui, é importante você se manter por dentro das novidades da sua área; não só estudando novas legislações, mas acompanhando especialistas, estudiosos e, claro, os métodos de divulgação e captação de clientes que outros profissionais desenvolvem.
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