O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou o tão aguardado edital para o concurso público de 2024, oferecendo diversas oportunidades para o cargo de Analista Judiciário em várias especialidades, com remuneração inicial de R$12.455,30.
A organização do certame ficará a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), com prova prevista para 1º de dezembro de 2024.
Detalhes do Concurso
O concurso STJ visa à formação de cadastro de reserva, permitindo que os candidatos aprovados sejam convocados durante o período de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois.
As vagas contemplam as áreas Administrativa, Judiciária e de Apoio Especializado, abrangendo as seguintes de especialidades:
Área Administrativa:
- Analista Judiciário – Área Administrativa – Sem especialidade: Curso superior em qualquer área.
- Analista Judiciário – Inspetor de Polícia Judicial: Curso superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – Categoria “B”.
Área de Apoio Especializado:
- Analista Judiciário – Análise de Sistemas de Informação: Curso superior na área de Tecnologia da Informação ou qualquer curso superior acrescido de certificado de pós-graduação em TI, com no mínimo 360 horas.
- Analista Judiciário – Arquitetura: Curso superior em Arquitetura e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Biblioteconomia: Curso superior em Biblioteconomia e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Comunicação Social: Curso superior em Comunicação Social.
- Analista Judiciário – Contadoria: Curso superior em Ciências Contábeis e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Enfermagem: Curso superior em Enfermagem e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Engenharia Civil: Curso superior em Engenharia Civil e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Engenharia Elétrica: Curso superior em Engenharia Elétrica e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Engenharia Mecânica: Curso superior em Engenharia Mecânica e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Medicina (Cardiologia): Curso superior em Medicina e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Cardiologia.
- Analista Judiciário – Medicina (Clínica Médica): Curso superior em Medicina e RQE em Clínica Médica.
- Analista Judiciário – Medicina (Ortopedia): Curso superior em Medicina e RQE em Ortopedia.
- Analista Judiciário – Odontologia (Dentística): Curso superior em Odontologia, especialização em Dentística e registro no órgão de classe.
- Analista Judiciário – Pedagogia: Curso superior em Pedagogia.
- Analista Judiciário – Psicologia: Curso superior em Psicologia e registro no conselho de classe.
- Analista Judiciário – Suporte em Tecnologia da Informação: Curso superior na área de TI ou qualquer curso superior acrescido de certificado de pós-graduação em TI, com no mínimo 360 horas.
Área Judiciária:
- Analista Judiciário – Área Judiciária – Sem especialidade: Curso superior em Direito.
Todas as fases deste concurso, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros e dos candidatos indígenas, serão realizadas em Brasília/DF.
Inscrição e isenção de taxa
As inscrições para o concurso STJ estarão abertas a partir do dia 30 de agosto de 2024, às 10h, e se estenderão até às 18h do dia 20 de setembro de 2024 (horário de Brasília).
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da banca organizadora, o Cebraspe, preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa de R$120,00. O pagamento poderá ser realizado até o dia 11 de outubro.
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doadores de medula óssea, poderão requerer isenção da taxa de inscrição no mesmo período.
Provas e etapas
As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão programadas para o dia 1º de dezembro, no turno da tarde, com duração de 4h30.
A prova objetiva será composta por 120 questões, no formato “Certo ou Errado”, distribuídas entre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.
Para ser aprovado, o candidato deve atingir as seguintes pontuações mínimas:
- Ampla concorrência: 15 pontos em conhecimentos básicos, 20 pontos em conhecimentos específicos, e 40 pontos no total.
- Candidatos com deficiência, negros ou indígenas: 12 pontos em conhecimentos básicos, 16 pontos em conhecimentos específicos, e 32 pontos no total.
A prova discursiva valerá 40,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/área de atividade/especialidade/ramo e somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos melhor classificados nas provas objetivas, até os quantitativos especificados abaixo, respeitados os empates na última posição:
Analista Judiciário – Área Administrativa: 300ª posição.
Analista Judiciário – Inspetor de Polícia Judicial: 30ª posição.
Analista Judiciário – Análise de Sistemas de Informação: 150ª posição.
Analista Judiciário – Arquitetura: 30ª posição.
Analista Judiciário – Biblioteconomia: 30ª posição.
Analista Judiciário – Comunicação Social: 30ª posição.
Analista Judiciário – Contadoria: 50ª posição.
Analista Judiciário – Enfermagem: 30ª posição.
Analista Judiciário – Engenharia Civil: 30ª posição.
Analista Judiciário – Engenharia Elétrica: 30ª posição.
Analista Judiciário – Engenharia Mecânica: 30ª posição.
Analista Judiciário – Medicina (Cardiologia): 30ª posição.
Analista Judiciário – Medicina (Clínica Médica): 30ª posição.
Analista Judiciário – Medicina (Ortopedia): 30ª posição.
Analista Judiciário – Odontologia (Dentística): 30ª posição.
Analista Judiciário – Pedagogia: 30ª posição.
Analista Judiciário – Psicologia: 50ª posição.
Analista Judiciário – Suporte em Tecnologia da Informação: 150ª posição.
Analista Judiciário – Área Judiciária: 600ª posição.
Será aprovado na prova discursiva o candidato de ampla concorrência que obtiver nota superior a 20,00 pontos. Os candidatos que se declararam com deficiência, negros ou indígenas, que obtiverem nota superior a 16,00 pontos serão considerados aprovados.
Além disso, os candidatos ao cargo de Inspetor de Polícia Judicial aprovados na prova discursiva, passarão por um teste de aptidão física (TAF), composto por flexão de braço na barra fixa (para os candidatos do sexo masculino) ou de barra estática (candidatas do sexo feminino), flexão abdominal, corrida de 12 minutos., cuja data ainda será anunciada.
Normas e inclusão: Reservas e regras do concurso
Dentre as normas gerais para a realização deste concurso, destaca-se a reserva de vagas para candidatos negros (20%), pessoas com deficiência (5%) e candidatos indígenas (3%).
Concurso STJ – Inicie sua jornada rumo ao sucesso com o Meu Curso!!!
O edital para o concurso do STJ já foi publicado e a preparação para o certame não pode mais esperar.
Para garantir seu sucesso nessa jornada desafiadora, o Meu Curso é a escolha certa. Conte com nossa equipe de professores altamente qualificados, para uma orientação precisa durante sua preparação. Com uma metodologia comprovada, oferecemos estratégias que maximizam seu aprendizado, proporcionando uma preparação sólida e eficaz em curto prazo.
Conte conosco para estar um passo à frente na conquista do seu objetivo. Inicie sua preparação hoje mesmo. Conheça nossos cursos.