7 séries para advogados que vale muito a pena assistir

O universo dos julgamentos e da advocacia está presente no imaginário coletivo e inspirou muitos filmes e séries. O público é cativado pelas reviravoltas dos casos e com os desfechos dramáticos que muitos casos têm. Sejam inspiradas em casos reais ou não, é possível tirar várias lições que podem ser úteis.

É claro que, em muitos casos, as séries se passam em lugares com ordenamento jurídico e dinâmica processual muito diferentes dos nossos, por isso é preciso ter senso crítico e não levar nenhuma lição ao pé da letra. Mas, ainda que seja para saber o que não fazer, você poderá tirar muito proveito da nossa lista com séries para advogados. Então vamos a elas!

1. Suits
Contando com o carisma e o charme de Gabriel Macht no papel de Harvey Specter e Patrick Johannes Adams como Mike Ross, a série conseguiu arrebatar milhões de espectadores ao redor do mundo. A trama se passa no escritório de advocacia corporativa dividido pelos dois e o drama de ambos terem que lidar com o fato de que Mike, na verdade, jamais se formou em advocacia.


2. How to get away with murder

A personagem principal é interpretada por Viola Davis, uma grande atriz estadunidense que já conseguiu um Emmy Award de melhor atriz por sua interpretação na série. O título pode ser traduzido, em interpretação livre, para “como se livrar de um assassinato.”. Isso porque Annalise Keating, além advogada renomada, é professora de Direito em uma universidade.

A série retrata as lições como professora e o trabalho como advogada em seu escritório. Ela convida cinco dos seus melhores alunos para trabalharem com ela e todos eles se veem envolvidos nos casos escabrosos com que lidam. Você encontra cinco temporadas na Netflix e a sexta já está confirmada, mas também sem previsão de chegar ao Brasil.


3. Law & Order

Sendo exibida desde 1990 essa é a representante mais icônica do gênero. Recordista de episódios, temporadas e ainda com diversas séries derivadas que utilizam o nome acrescido de complementos. Após assistir 20 temporadas da série principal você poderá escolher entre os diversos spin-offs: Special Victms Units, Criminal Intent, Trial by Jury, Los Angeles e True Crime.

É um universo imenso, então não vamos entrar em detalhes dos personagens, mas o que têm em comum é a busca de promotores e policiais pela verdade, investigando crimes de difícil solução. A plataforma Prime Vídeo oferece atualmente as 4 primeiras temporadas, que são um bom começo para você experimentar!


4. The Good Wife

A série tem como personagem principal Alicia Florrick (Julianna Marguiles), que é casada com um promotor de justiça e tem que enfrentar os problemas do seu casamento que se agravam com escândalos envolvendo o seu marido. Ela busca independência construindo uma carreira como advogada em um grande escritório.

Alicia precisa lidar constantemente com a reputação do marido, mas também consegue se utilizar dela para alcançar seus objetivos. Além dos dramas pessoais dela, os jogos de poder entre os sócios do famoso escritório em que trabalha permeiam o roteiro. Você encontra todas as 7 temporadas na Netflix.


5. Better Call Saul

A série Breaking Bad fez tanto sucesso que inspirou um spin-off com a história de um dos seus personagens mais adorados pelo público, o advogado Saul Goodman. Com a mesma fotografia premiada e direção muito semelhante à vista em sua série mãe, Better Call Saul explora o passado, a personalidade ambígua do anti-herói e a relação com seu irmão.

Além do carisma incontestável de Bob Odenkirk no papel principal você também vai reencontrar outro personagem marcante de Breaking Bad, o policial aposentado Mike Ehrmantraut, interpretado por Jonathan Banks, e conhecer um pouco mais sobre sua história. Já foram produzidas 4 temporadas, todas disponíveis na Netflix, e uma quinta já está confirmada.


6. The people x O.J. Simpson

O caso real do assassinato da esposa de O. J. Simpson, um dos jogadores de futebol americano mais famosos e adorados de sua época, é retratado nesse drama disponível na Netlix. O talento inquestionável do vencedor do Oscar Cuba Gooding Jr. na interpretação de O. J. encontra uma parceria sensacional em David Schwimmer (O Ross de Friends) no papel de Robert Kadarshian.

O caso teve repercussão mundial nos anos 90 e foi um dos julgamentos mais acompanhados de todos os tempos. Parecem haver indícios indiscutíveis de que foi O. J. quem matou a ex-esposa e seu namorado, mas a perseguição racial histórica da polícia contra negros acaba pesando a favor dele.


7. Scandal

Mais um sucesso emplacado pela famosa produtora Shonda Rhimes, a série é inspirada na assessora de imprensa e administradora de crises Judy Smith, que trabalhou com o presidente americano George W. Busch. O roteiro traz as consequências políticas dos escândalos e os métodos utilizados para diminuir o seu impacto negativo sobre as carreiras políticas de diversos personagens.

A personagem principal Olivia Pope é interpretada por Kerry Washington. Troca de favores, chantagens e outros crimes estão entre as técnicas, além do charme de Olivia. Todas as 7 temporadas estão disponíveis na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *