Projeto de Lei propõe que agressor perca direito a bens em divórcio

Um novo projeto de lei propõe mudanças significativas para o direito das mulheres vítimas de agressão doméstica que buscarem o divórcio. O PL 1997/2024 altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 do Código Civil e busca impedir a prestação de alimentos ou a partilha de bens adquiridos durante o casamento ou da união estável, em favor do cônjuge ou companheiro agressor.
A medida diz que em caso de condenação o patrimônio será transferido para a vítima, mas caso o processo criminal ainda esteja em andamento os bens ficarão indisponíveis até a conclusão do julgamento.
O objetivo da mudança é proteger as vítimas, assim como garantir que agressores não se beneficiem financeiramente após a violência. O PL é autoria da senadora Ana Paula Lobato e tramita no plenário do Senado Federal desde 22 de maio de 2024.
Por Que Esse Tema é Relevante para Profissionais da Área?
Advogar em Direito de Família exige, cada vez mais, atualização constante e capacidade de adaptação às transformações sociais e jurídicas. Questões como, divórcio, separação, alimentos e regime de bens fazem parte do dia a dia de quem lida com conflitos familiares.
E é exatamente nesse cenário que uma especialização se torna um diferencial.
Torne-se Especialista em Direito de Família e Sucessões com o MeuCurso
A Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões do MeuCurso prepara você para atuar com excelência em um dos ramos mais delicados e estratégicos do Direito.
Além disso, o curso discute as mudanças trazidas pela jurisprudência como questões relacionadas à violência doméstica, alienação parental, os novos arranjos familiares, como famílias homoafetivas e multiparentais, e muito mais.
O curso oferece uma formação prática e teórica completa, proporcionando ao aluno habilidades para lidar com a sensibilidade e complexidade dos conflitos familiares e sucessórios, capacitando-o a atuar com segurança na defesa dos direitos dos membros da família e na gestão eficiente do patrimônio.
Quer se tornar um especialista em direito da Família?
O MeuCurso oferece programas como a Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões, além de cursos de Atualização e Prática direcionados para a Lei Maria da Penha, e mais. Os cursos têm como objetivo formar profissionais que olhem para o futuro com ética e profissionalismo para lidar com os desafios da sociedade e do sistema jurídico.
Matricule-se agora mesmo e destaque-se em uma área que exige sensibilidade, técnica e profundo conhecimento da legislação e da jurisprudência mais atualizada.