No âmbito jurídico, o mercado tem inovações que facilitam o trabalho e ao mesmo tempo abre novas oportunidades para a carreira de advogado. Mas afinal quais são os primeiros passos na advocacia?
Para isso é preciso entender temas sobre como advogar, oratória, advocacia 5.0, contabilidade e advocacia, marketing jurídico, LGPD, Blockchain/Smart Contracts, Advocacia e seus Desafios, Primeiras Audiências e Sustentações Orais, Prerrogativa e Ética no Exercício da Advocacia, dentre outros assuntos atuais e importantes.
Continue nesse artigo para entender mais.
Advocacia 5.0
A Advocacia 5.0 é a advocacia com foco total no ser humano e em suas necessidades, considerando a mentalidade do mundo digital, suas formas de geração de valor e resolução de problemas.
Os softwares jurídicos, como tecnologia, são ferramentas que assumem ações e colocam o advogado em papéis muito mais estratégicos para a tomada de decisão.
Por onde começar?
No começo da carreira de advogado, muitos recém-formados ou ainda profissionais que nunca atuaram na área se sentem perdidos. Nesse momento, é fundamental se preparar para lidar com as responsabilidades e colocar em prática os aprendizados teóricos da profissão.
Separamos algumas dicas:
1. Parte técnica
Antes de atender e vender os serviços, é preciso saber advogar e dominar todo o conhecimento técnico de forma planejada.
É possível estagiar ou ainda fazer parcerias com escritórios para que possa conhecer as rotinas e demandas.
2. Empreendedorismo
Muitos preferem ter o próprio escritório, mas é preciso lembrar que isso envolve responsabilidades empresariais que vão além do âmbito jurídico.
Além disso, tem toda a parte de comunicação e vendas, para fidelizar clientes, que precisa ser realizada de forma estratégica.
3. Invista em networking
Busque grupos para criar e manter contatos com profissionais mais experientes no mercado, para assim construir parcerias únicas e sólidas.
4. Tenha mentores
Não existe atalhos e contar com profissionais e mentores do mercado é um passo importante e valioso para a carreira de advogado.
Os mentores são como uma bússola que guia por caminhos mais seguros e ainda fazem com que novas visões possam ser vistas com maior clareza.
5. Busque se especializar
Com a era digital, é preciso se especializar e estudar para ter conhecimentos específicos, que proporcionam resultados mais efetivos na atuação como advogado.
Desenvolvimento profissional
Com a aprovação no Exame da Ordem, é fundamental estar atento às mudanças, processos judiciais, como na prevenção de lides, nas diferentes áreas do processo, a partir de uma visão dinâmica, estratégica e multifacetada da realidade jurídica.
Para esse desenvolvimento, temos o curso de Processo Civil – Módulo Completo, que tem como objetivo principal o fornecimento de subsídios para aqueles que querem atuar na área ou mesmo para os que já atuam e visam um aprimoramento.
Para saber mais, acesse aqui.
Além disso, temos a pós-graduação em Direito Processual Integrado com os professores Dr. Marco Antonio Araujo Jr. e Dr. Darlan Barroso, para quem busca adquirir experiências teóricas e práticas no âmbito profissional da carreira de advogado.
Para mais informações, clique aqui.