Carreira de advogado: primeiros passos

No √Ęmbito jur√≠dico, o mercado tem inova√ß√Ķes que facilitam o trabalho e ao mesmo tempo abre novas oportunidades para a carreira de advogado. Mas afinal quais s√£o os primeiros passos na advocacia?

Para isso √© preciso entender temas sobre como advogar, orat√≥ria, advocacia 5.0, contabilidade e advocacia, marketing jur√≠dico, LGPD, Blockchain/Smart Contracts, Advocacia e seus Desafios, Primeiras Audi√™ncias e Sustenta√ß√Ķes Orais, Prerrogativa e √Čtica no Exerc√≠cio da Advocacia, dentre outros assuntos atuais e importantes.¬†

Continue nesse artigo para entender mais.

Advocacia 5.0

A Advocacia 5.0 é a advocacia com foco total no ser humano e em suas necessidades, considerando a mentalidade do mundo digital, suas formas de geração de valor e resolução de problemas. 

Os softwares jur√≠dicos, como tecnologia, s√£o ferramentas que assumem a√ß√Ķes e colocam o advogado em pap√©is muito mais estrat√©gicos para a tomada de decis√£o.

Por onde começar?

No começo da carreira de advogado, muitos recém-formados ou ainda profissionais que nunca atuaram na área se sentem perdidos. Nesse momento, é fundamental se preparar para lidar com as responsabilidades e colocar em prática os aprendizados teóricos da profissão.

Separamos algumas dicas:

1. Parte técnica

Antes de atender e vender os serviços, é preciso saber advogar e dominar todo o conhecimento técnico de forma planejada.

√Č poss√≠vel estagiar ou ainda fazer parcerias com escrit√≥rios para que possa conhecer as rotinas e demandas.

2. Empreendedorismo

Muitos preferem ter o pr√≥prio escrit√≥rio, mas √© preciso lembrar que isso envolve responsabilidades empresariais que v√£o al√©m do √Ęmbito jur√≠dico.

Além disso, tem toda a parte de comunicação e vendas, para fidelizar clientes, que precisa ser realizada de forma estratégica.

3. Invista em networking

Busque grupos para criar e manter contatos com profissionais mais experientes no mercado, para assim construir parcerias √ļnicas e s√≥lidas.

4. Tenha mentores

Não existe atalhos e contar com profissionais e mentores do mercado é um passo importante e valioso para a carreira de advogado.

Os mentores s√£o como uma b√ļssola que guia por caminhos mais seguros e ainda fazem com que novas vis√Ķes possam ser vistas com maior clareza.

5. Busque se especializar

Com a era digital, é preciso se especializar e estudar para ter conhecimentos específicos, que proporcionam resultados mais efetivos na atuação como advogado.

Desenvolvimento profissional

Com a aprova√ß√£o no Exame da Ordem, √© fundamental estar atento √†s mudan√ßas, processos judiciais, como na preven√ß√£o de lides, nas diferentes √°reas do processo, a partir de uma vis√£o din√Ęmica, estrat√©gica e multifacetada da realidade jur√≠dica.

Para esse desenvolvimento, temos o curso de Processo Civil РMódulo Completo, que tem como objetivo principal o fornecimento de subsídios para aqueles que querem atuar na área ou mesmo para os que já atuam e visam um aprimoramento. 

Para saber mais, acesse aqui.

Al√©m disso, temos a p√≥s-gradua√ß√£o em Direito Processual Integrado com os professores Dr. Marco Antonio Araujo Jr. e Dr. Darlan Barroso, para quem busca adquirir experi√™ncias te√≥ricas e pr√°ticas no √Ęmbito profissional da carreira de advogado.

Para mais informa√ß√Ķes, clique aqui.¬†¬†