O atual cenário em que os países têm se encontrado evidenciou uma preocupação generalizada quanto à forma de condução dos negócios. A pandemia do vírus COVID-19 desestabilizou a economia abruptamente, acarretando inúmeras incertezas frente a esse novo contexto.
Como uma das medidas para conter essa situação, definiu-se que quaisquer tipos de trabalhos que não fossem considerados essenciais deveriam ser realizados nas residências dos próprios profissionais. É um novo contexto das atividades profissionais.
A objeção recorrente é que não houve tempo suficiente de adequação às exigências, impactando diretamente na relação entre profissionais e clientes.
Nesse contexto, a demanda por trabalhos de consultoria jurídica apresentou aumento significativo, veja alguns exemplos:
Direito do Trabalho: mudança na relação entre as empresas e seus funcionários geraram muitas incertezas em relação ao que as empresas podem ou não fazer, diante deste novo cenário decorrente de uma pandemia global; diversas Medidas Provisórias, algumas delas alvo de modulações pelo Judiciário, geraram dúvidas tantos para os empregados quanto para os empregadores;
Direito do Consumidor: produtos não entregues, serviços cancelados, descumprimento de prazos, suspensão de contratos decorrentes da pandemia do COVID-19, viagens, escolas que não conseguem cumprir a obrigação contratual do ensino presencial, ou seja, diversos conflitos na área consumerista;
Direto de Família e Sucessões: a dificuldade de implementação da guarda compartilhada ou alternada do filho devido a orientação de isolamento; o pagamento de pensão alimentícia mediante alterações no contrato de trabalho com a redução de salário e jornada;
Direito Imobiliário: a possibilidade de suspensão nos pagamento dos aluguéis ou até mesmo a moratória provisória, já concedida por algumas decisões judiciais.
Os advogados que fornecerem informações relevantes neste novo cenário de incertezas, poderão ganhar visibilidade na mídia, posicionar-se como especialistas no assunto e conquistar a atenção de potenciais clientes.
O profissional da área jurídica tem a oportunidade de ganhar dinheiro prestando consultoria jurídica para as demandas decorrentes das dúvidas causadas pelo isolamento social e a impossibilidade do trabalho.
Diante disso, qual a estratégia de publicidade mais indicada para os advogados divulgarem seus serviços?
Sabendo que a publicidade do advogado é diferenciada, como faço para divulgar meus serviços e conseguir uma renda extra?
Conheça a estratégia de publicidade utilizada pelos advogados de sucesso:
A estratégia de publicidade utilizada pelos advogados é o Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é uma forma de publicidade on-line por intermédio da qual o profissional se promove através da divulgação de conteúdo.
O Marketing de Conteúdo se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes, pois não utiliza mídia de massa como compras de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, outdoors etc.
O advogado / sociedade de advogados produz conteúdo de qualidade para conseguir autoridade na internet. A partir daí, os clientes são conquistados por meio dos assuntos que eles procuram e que estão publicados na internet.
O Marketing de conteúdo é um estilo de marketing focado na otimização de seu negócio para não correr atrás de clientes. É comum dizer no mercado que essa estratégia não “compra” a atenção dos clientes, pois o advogado produz conteúdo altamente relevante para seja encontrado pelo cliente.
É desta forma que advogados / sociedades de sucesso conseguem conquistar novos clientes e, consequentemente, ganhar mais dinheiro. Mas na prática, como se faz isto?
Tenho 4 dicas de como fazer publicidade de forma lícita, acessível e moderna:
Dica 1- Utilize as redes sociais
Sabendo que as mídias sociais dominam o mundo, utilizá-las a favor dos seus negócios é um fator crucial para mantê-lo atuante. As suas redes sociais são a porta de entrada para que você conquiste novos clientes e, consequentemente, tenha uma renda estável.
Bill Gates (1996) dizia que content is king, ou seja, o conteúdo que as suas redes sociais fornecem é o que atuará essencialmente na captação de novos trabalhos para você.
As redes sociais são a forma mais acessível para você se inserir no mundo digital, sem necessitar de grandes investimentos e começando a trabalhar com um dos pilares da estratégia do Marketing de Conteúdo.
É importante você saber o que pode e o que não pode fazer nas redes sociais
Dica 2- O que devo publicar nas redes sociais se não posso fazer publicidade?
Explore ao máximo informações sobre direito, buscando transmitir para os leitores aquilo que eles buscam, assegurando a captura de sua atenção através do conhecimento que esta compartilhando.
Forneça informações e esclareça possíveis dúvidas, sempre tratando do assunto de forma genérica e nunca respondendo a consultas específicas.
Pense que quanto mais conhecimento você depositar em sua página, mais reconhecido você será, pois será associado à qualidade das suas postagens.
Divulgando informações relevantes você manterá seu público informado, atualizado e será lembrado pelo seu conhecimento. Assim, quando seu potencial cliente precisar se consultar sobre um determinado assunto, já sabe quem, como e onde procurar por você.
Essa é uma forma de divulgação dos seus serviços por meio do conhecimento e alinhada com as regras de publicidade da Advocacia.
O primordial é evidenciar o quanto você é capacitado para lidar com determinado assunto, colocando-o na linha de frente de atuação.
Quando alguém encontra uma informação que estava buscando na sua página, ele deixa de procurar em outros lugares e se fideliza a você.
Mas não pare por aí, vá além!
Dica 3- Como conquistar a confiança de pessoas que não te conhecem?
O site BrightLocal.com forneceu uma visão interessante: cerca de 88% dos consumidores confiam em críticas realizadas e colocadas em ferramentas da internet, como Google e Facebook.
Nas redes sociais seus clientes, amigos e família podem compartilhar seus conteúdos, curtir e avaliar sua página, postar comentários. Esta interação pode ser considerada a forma moderna de avaliar a credibilidade sobre seus conhecimentos e serviços como advogado.
E fique atento pois qualquer pessoa que curtir sua publicação, comentar e compartilhá-la, é um potencial cliente que deve ser cultivado!
O site TurbularInsights.com especifica ainda que o tráfego online no futuro será muito maior do que é hoje. Tendo em vista essa necessidade, uni-la com a prática profissional auxilia a se manter atuante.
Por isso, peça a sua rede de relacionamentos que curtam e compartilhem seus posts. Isso aumentará sua visibilidade de forma mais rápida e orgânica.
Lembre-se: + mais visibilidade => + mais clientes = ganhar + dinheiro
Mais cuidado! Não caia na cilada de comprar seguidores ou likes. Essa prática fake pode colocar em risco todo o seu projeto profissional.
Dica 4- Estabeleça contatos. Network é fundamental!
O cenário atual impede que ocorram encontros pessoalmente, mas existem muitas ferramentas que facilitam esses serviços e operam como pontes entre os lados que precisam estabelecer contato. Use a tecnologia a seu favor: WhatsApp, Skype, Hangout, Whereby etc, são exemplos de alguns aplicativos gratuitos.
Agende reuniões periódicas com seus clientes. Participe de lives nas mídias sociais. Acompanhe congressos virtuais e interaja com as pessoas.
Comente em posts que tenham conteúdo de relevância. Qualquer simples conexão pode gerar um novo contato.
Mas tenha cuidado! Sua comunicação vai expressar quem você é, portanto, seja cortes, urbano, tenha cordialidade e se for discordar de algum posicionamento, use argumentos.
Agora que sabe como atrair clientes seguindo as orientações de publicidade na advocacia, prepare-se para atendê-los!
Aprofunde-se sobre os temas mais procurados na área jurídica. Prepare-se para os novos conflitos que estão surgindo após o COVID-19.
Algumas áreas do Direito devem apresentar aumento de demanda durante a pandemia e após esse período. Esteja preparado tecnicamente e aproveite a oportunidade para rentabilizar seu escritório.
Direito do Trabalho: há um aumento significativo nas buscas relacionadas a suspensão de contrato de trabalho, redução de salário e de jornada, renegociação do contrato de trabalho, banco de horas, férias, FGTS, seguro desemprego. Prepare-se para atuar tanto para empresas, que não sabem muito bem como atuar nesse momento diante da enxurrada de leis e medidas provisórias, como para empregados, que estão com receio de terem seus direitos diminuídos nesse período de calamidade.
Se você pretende se preparar tecnicamente para responder as dúvidas de seus potenciais clientes, sugiro que clique abaixo e acesse o Congresso Trabalhista realizado pelo MEU CURSO, com magistrados, professores e advogados discutindo as mais relevantes mudanças ocorridas na área trabalhista, tais como as Medidas Provisórias e as decisões do STF.
Direito do Consumidor: essa é uma área que está tendo muita demanda dentro do Direito na época do COVID-19. Cancelamento de viagens, cancelamento de hospedagem, pagamento de mensalidades escolares, pagamento de mensalidades em academias e cursos livres, preços abusivos, cobertura em plano de saúde e seguros de vida e viagem, produtos não entregues, renegociação de contratos bancários etc.
São muitas dúvidas, diversas medidas provisórias e um potencial altíssimo de clientes para você atuar, seja defendendo direitos do consumidor ou das empresas fornecedoras.
Temos uma aula aberta do nosso Curso de Pós-Graduação de Direito do Consumidor que trata dos temas mais relevantes na defesa do consumidor sob a ótica da COVID-19. Assista:
Direito de Família e Sucessões: outra área que vem apresentando conflitos que vai demandar a intervenção de um advogado, seja em mediação/conciliação ou até mesmo em propositura de medida judicial. Guarda compartilhada em época de isolamento social, direito de visita, revisão de alimentos, testamentário em época de COVID-19 etc. Esteja preparado para atuar nessa área e potencializar sua advocacia.
Direito Imobiliário: temas relacionados a financiamento imobiliário, retomada de imóveis, leilão de imóveis e renegociação de dívidas demandarão a participação ativa de um advogado. Posicione-se nesse mercado e ocupe seu espaço, conquistando clientes e ganhando dinheiro.
Direito Condominial: posso receber prestadores de serviços para instalarem um móvel no meu apartamento durante o período da quarentena? Posso receber um grupo de amigos para assistir comigo uma live durante a quarentena? Posso utilizar a academia ou a piscina do condomínio durante o período da quarentena? Meus filhos podem descer para o playground pelo menos 2 horas por dia durante o período de quarenta? Posso usar o salão de jogos ou o salão de festas durante a quarentena? Condomínios e condôminos enfrentam diariamente esse problema. E os advogados preparados devem estar prontos para oferecerem pareceres ou até mesmo ajuizarem medidas para defender os interesses de seus clientes.
A crise, para quem atua no Direito, é oportunidade. E para que você possa se valer dessa oportunidade precisa estar bem preparado. Estude, atualize-se e esteja preparado para esse novo momento do Direito no Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre o Meu Curso:
Veja também:
CNJ publica nova Resolução acerca dos processos e a pandemia
7 erros que você não pode cometer na primeira fase da prova da OAB