7 erros que você não pode cometer na primeira fase da prova da OAB

É comum que as pessoas que pretendem prestar a prova da OAB fiquem nervosas no dia de sua aplicação, afinal, trata-se de um grande desafio e o exame é essencial para o exercício da advocacia.

Justamente em razão da importância do exame é relevante falar sobre o que não deve ser feito no dia da prova, pois existem alguns erros que se repetem em todas as edições e que reprovam até mesmo os candidatos que estão preparados, por motivos que poderiam ser facilmente evitados.

Assim, se você deseja conhecer mais sobre o tema, acompanhe neste post os 7 erros mais comuns e que não devem ser cometidos na primeira fase da prova da OAB. Confira!

1. Chegar atrasado

É inacreditável o número de inscritos que são reprovados da prova da OAB sem sequer realizarem o exame, especialmente porque são impedidos de entrarem no local de aplicação por chegarem atrasados.

Preparar-se durante meses e perder a oportunidade de fazer o exame por conta de um atraso é capaz de gerar muita frustração, assim, esse erro deve ser evitado de todas as maneiras.

Para tanto, é fundamental que o candidato tenha conhecimento do horário do início da prova previsto em edital (portão fecha ás 13h horário de Brasília) portanto se planeje para chegar ao local com muita antecedência, uma vez que imprevistos podem acontecer, como um engarrafamento no trajeto, e os portões fecham pontualmente na hora indicada.

2. Não passar o gabarito com atenção

Não prestar atenção no momento de transferir as respostas para o gabarito oficial faz com que o candidato cometa erros que podem ser o diferencial entre a sua aprovação ou reprovação, uma vez que tal desatenção pode fazer com que ele perca pontos importantes.

Por essa razão é imprescindível dedicar um tempo exclusivo a essa tarefa a fim de evitar erros comuns, como responder uma pergunta da maneira correta e assinalar a alternativa errada no gabarito.

Além disso, é fundamental incluir um tempo durante a aplicação da prova para transferir as respostas para o gabarito oficial com calma, pois não adianta resolver o exame e acertar a quantidade de questões que são exigidas se o candidato não conseguir incluí-las na folha de respostas.

Assim, apesar de a prova contar com duração de 5 horas, o candidato não deve utilizar todo o período somente para resolver as questões — é imprescindível reservar por volta de 40 minutos para transferir o gabarito para a folha de respostas.

3. Sentir sono ou fome durante o exame

O cansaço e a fome são capazes de fazer com que qualquer pessoa cometa erros bobos e, a fim de evitar equívocos na prova, na véspera do exame é importante que o candidato busque descansar e tenha uma noite de sono adequada, evitando o estresse.

Na reta final não adianta virar a noite estudando, por exemplo, pois nesse momento o ideal é descansar para estar preparado fisicamente e mentalmente para a realização da prova.

Também é importante alimentar-se bem, evitando gorduras e outros alimentos que possam causar indisposição, pois isso contribuir para desconcentrar o candidato. Além disso, é preciso se lembrar de levar água e alimentos fáceis de ingerir, como maçãs, chocolates ou barras de cereal, para serem consumidos durante a realização da prova.

4. Portar objetos proibidos

Existem pessoas que gostam de fazer pequenos resumos para revisar a matéria antes da prova, no entanto, é fundamental se atentar para descartá-los antes de entrar na sala, pois se um dos aplicadores encontrar objetos com o candidato que podem ser entendidos como cola, a reprovação é imediata.

Outro ponto de atenção é que o celular não pode ficar ligado durante a realização do exame, sendo que o aparelho, inclusive, deve estar, além desligado, lacrado dentro da sacola de segurança fornecida pela banca examinadora.

Assim, mesmo na hora do nervosismo, é fundamental não se esquecer de desligar o aparelho, pois o telefone tocar durante o exame também pode ser motivo para a eliminação do candidato.

Cuidado: Quando for ao banheiro, se certifique de que não contém (nem nos bolsos) nada proibido).

5. Não preparar o tempo para realizar o exame

A prova da OAB conta, atualmente, com 5 horas de duração. Os candidatos devem se preparar para realizar o exame dentro desse período, pois após o término do tempo o caderno é recolhido imediatamente.

Para não ter problemas com esse fator é importante, durante os treinos e preparações (como durante a realização de simulados), buscar resolver todas as questões dentro do período exigido pela banca, a fim de se acostumar com o tempo da prova.

6. Levantar-se ou sair da sala sem a autorização do fiscal

Uma das regras da prova da OAB é que o candidato só pode se levantar de sua carteira mediante autorização do fiscal. Sempre que for necessário deixar o assento por algum motivo (até mesmo para ir até a lixeira, por exemplo), é preciso chamar o responsável e aguardar a sua permissão.

O mesmo é válido para quando é preciso ir ao banheiro, por exemplo. Nesse caso, é necessária autorização do responsável e um fiscal ainda deve acompanhar o candidato até o local.

Outro ponto relevante é que há o tempo mínimo de 2 horas após o início do exame para a entrega da prova. Assim, até mesmo as pessoas que finalizarem a prova antes, só podem deixar da sala após esse período, sob pena de eliminação.

7. Não cuidar do aspecto psicológico

Como a prova da OAB é um passo importante na carreira daqueles que se formam em Direito, é comum que as pessoas fiquem ansiosas durante esse período. Por essa razão, a preparação psicológica é tão relevante quanto os estudos, uma vez que a ansiedade e o nervosismo podem prejudicar significativamente o desempenho no exame.

Assim, é preciso se preparar psicologicamente para reduzir a tensão, como por meio de técnicas de relaxamento, exercícios respiratórios, atividades físicas, meditação, entre outros. O importante é que o candidato encontre algo que proporcione mais tranquilidade.

Agora que você já conhece os principais erros que são cometidos na prova da OAB e que são capazes de eliminar até mesmo os candidatos que estão preparados, lembre-se de seguir todos os pontos que apresentamos!

Se você gostou do texto, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a não cometerem esses erros!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.