Quais são os benefícios de se preparar por meio de um curso OAB online?

O exame da OAB requer que o estudante separe um tempo em sua corrida rotina para a sua preparação — tarefa que, muitas vezes, não é fácil, especialmente quando o candidato precisa conciliar a faculdade e o estágio (ou até mesmo um emprego fixo) com os estudos para a prova.

Uma boa maneira que o estudante tem para conciliar todas as suas tarefas e ainda se preparar para o exame da forma adequada é realizando um curso OAB online que permite, especialmente, que ele aumente o seu rendimento nos estudos.

Se você deseja ver mais sobre o tema e conhecer os benefícios de se preparar para o exame da OAB por meio de um curso online, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

Flexibilidade de horário

Uma das principais vantagens de fazer um curso OAB online é, sem dúvidas, a flexibilidade de horários, que permite que o candidato estude em seus períodos livres, uma vez que é possível usufruir da plataforma digital a qualquer momento, inclusive off-line no aplicativo.

Como o curso online não exige a presença em um horário fixo, é possível conciliá-lo com as demais obrigações do dia a dia, como os últimos semestres da faculdade de Direito, tarefas de casa, estágio ou emprego, TCC e até mesmo vida social, de acordo com a disponibilidade do estudante.

A chance de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar faz com que o aluno ganhe mais possibilidades para se preparar com eficiência. Ele pode, por exemplo, direcionar os estudos para os horários que tem mais disponibilidade e aproveitar períodos que não seria possível estudar em um curso presencial (como durante o seu horário de almoço ou em momentos de deslocamento).

Há a possibilidade, ainda, de estudar nos períodos em que se tem mais disposição, uma vez que existem pessoas que funcionam melhor pela manhã e esses indivíduos podem, por exemplo, assistirem às aulas antes de irem para o trabalho ou para a faculdade, enquanto outros preferem o silêncio da noite ou da madrugada para acessarem aos conteúdos.

Por fim, aqueles que realmente não conseguem conciliar os estudos para a OAB com as atividades cotidianas podem reservar momentos livres para fazer grandes maratonas de estudo, como aos finais de semana. Assim, somente um curso online possibilita que o aluno estude no local e no momento que considerar mais oportuno.

Ritmo de aprendizagem

O direcionamento da aula e o ritmo de aprendizagem em uma classe presencial dependem das dúvidas e do entendimento do grupo de estudantes, em geral.

Especialmente no caso do exame da OAB, que conta com extenso material, é comum que os alunos tenham questionamentos amplos e diversos sobre os conteúdos, o que pode dificultar o estudo em conjunto. Isso ocorre porque para que uma aula presencial funcione bem é preciso que ela flua de acordo com o entendimento geral da turma.

Assim, é possível que um aluno tenha que rever pontos que já entendeu perfeitamente porque o restante da sala se encontra em outro estágio de aprendizado.

Ao mesmo tempo em que pode ser que um conteúdo que ele ainda não compreendeu corretamente seja passado de maneira rápida, pois os seus colegas têm facilidade no assunto.

Já nos cursos online é possível trabalhar de forma personalizada, pois o aluno pode acompanhar a aula de acordo com o seu próprio ritmo, focando no que realmente lhe interessa (como os seus pontos fracos) e passando rapidamente pelos conteúdos já solidificados.

Além disso, como na plataforma online não há dúvidas e interrupções de outros estudantes durante a aula, a tendência é que o curso seja mais rápido e dinâmico, o que permite absorção de mais conteúdos.

Custo-benefício

Como um curso online não exige a mesma estrutura do que a versão presencial, uma vez que não há gastos com o aluguel de um espaço, por exemplo, a tendência é que os cursos online tenham um preço mais justo e, consequentemente, exijam um investimento menor por parte do estudante.

Assim, o custo do tempo dos professores e a portabilidade do material tendem a garantir que um bom curso online tenha valores mais acessíveis aos candidatos que pretendem prestar o exame da OAB que, em geral, são estudantes ou recém-formados e, portanto, ainda buscam por um espaço na profissão.

Tempo gasto com deslocamento

Especialmente nas grandes cidades os deslocamentos tendem a se tornar mais lentos, uma vez que as falhas estruturais do transporte público e o trânsito dificultam os trajetos e, sempre que for possível, é preferível evitar tais transtornos.

As pessoas gastam, em geral, valiosos períodos do seu dia com deslocamento, como para ir à faculdade ou ao trabalho e ter que se dirigir a mais um local, como um curso presencial para a OAB, o que consome ainda mais tempo de sua rotina corrida, período que poderia, inclusive, ser usado para os estudos.

Uma pessoa que gasta uma hora de deslocamento para assistir a uma aula, por exemplo, está perdendo um valioso período que poderia ser utilizado para consultar a doutrina, resolver questões ou até mesmo para ver novamente uma aula sobre um conteúdo que ainda não conseguiu assimilar.

Possibilidade de escolher o curso que se adeque às suas necessidades

Algumas instituições, como o MeuCurso, oferecem ainda cursos online para a OAB em diferentes modalidades, como intensivo ou extensivo, o que permite que o estudante opte por aquele que melhor se adequar às suas necessidades.

Os cursos extensivos são aqueles que têm maior tempo de duração e, portanto, permitem que o estudante tenha mais contato com cada conteúdo que deve cair na prova. Em geral, é o método mais indicado para as pessoas que desejam rever diversos conteúdos.

Já nos cursos intensivos os conteúdos são condensados e vistos de forma menos aprofundada. Nessa modalidade os professores costumam dar mais ênfase aos assuntos que, de fato, caem nos exames. Assim, costuma ser o método mais adequado para aqueles que contam com uma base sólida e desejam rever os conteúdos que podem cair na prova.

É válido ressaltar que, na prática, o aluno costuma ter contato com os mesmos conteúdos no curso intensivo e no extensivo, o que ocorre é que as abordagens são diferentes e, por essa razão, é preciso avaliar individualmente qual é o tipo de preparação mais adequada ao estudante.

Agora que você já conhece os diversos benefícios de realizar um curso OAB online, inicie a sua preparação para o exame o quanto antes a fim de obter a sua sonhada carteira!

Se você gostou do texto, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem mais sobre o tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.