Passou na OAB e não sabe quais passos dar agora? Calma que vamos te ajudar. É normal ficar perdido em relação aos próximos passos, uma vez que essa é uma carreira que oferece muitas opções de áreas de atuação.
Vamos entender os passos a seguir.
Passos depois de passar no exame da OAB
Passar na OAB é o grande desejo de muitos estudantes e bacharéis em Direito. A realização da prova é essencial para aqueles que querem advogar e construir carreira jurídica.
Separamos 6 passos para te guiar:
1. Solicite o seu Certificado de Aprovação no Exame da Ordem
Faça o requerimento do Certificado de Aprovação no Exame da Ordem. Isso é fundamental para o próximo passo, que é a inscrição do aprovado nos quadros da entidade.
Na solicitação, você terá que apresentar alguns documentos. É normal que sejam exigidos:
● CPF;
● RG (cópia);
● Título de Eleitor;
● Certificado de colação de grau ou diploma (original e cópia).
Para saber exatamente quais documentos você pode precisar, não deixe de conferir junto ao site da seccional do seu estado.
2. Se inscreva nos quadros da OAB
Além de ser aprovado na Ordem, outro requisito para que o bacharel em Direito possa advogar é se inscrever nos quadros da OAB.
Já com o Certificado de Aprovação em mãos, separe os demais documentos necessários, que são:
● Cópia autenticada do diploma ou histórico escolar da graduação;
● Certidão de Aprovação no Exame da Ordem ou Certidão de estágio constando aprovação no exame final de comprovação de exercício e resultado do estágio, carga horária e lei que a rege (Lei 4.215/63 ou 5.842/72);
● Certidão de inteiro teor em caso de inscrição em outra seccional;
● Certidão de colação de grau – caso a data da colação não esteja no diploma ou histórico escolar;
● Documentos pessoais – RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista;
● Foto 3×4 com fundo branco, em trajes condizentes para o exercício da profissão perante qualquer juízo ou tribunal;
● Certidão de casamento, se em algum documento pessoal constar divergência no nome;
● Provar, se for o caso, condição de aposentado ou reformado por meio de certidão;
● Documento oficial comprovando desligamento de estágio ou função quando foram realizados, ou ocupados em órgãos públicos.
3. Compareça à Solenidade de Compromisso
Uma vez que sua inscrição nos quadros da OAB for aprovada, você deve comparecer à Solenidade de Prestação de Compromisso. É neste evento que você receberá a sua carteira da Ordem e fará o juramento do Advogado.
A cerimônia é aberta, o que permite que você convide familiares e amigos para presenciar esse momento tão importante da sua carreira.
4. Escolha uma área de atuação
Existem várias possibilidades de carreira para o bacharel em Direito. Especialmente na advocacia, há diversas áreas de atuação nas quais o profissional pode se especializar e oferecer serviços à população.
Algumas das áreas de atuação que podem ser escolhidas são: Direito Civil, Penal, Trabalhista, Previdenciário, Familiar, Tributário, Econômico, do Consumidor, Empresarial, Administrativo, Digital, Compliance, entre outras.
5. Faça uma pós-graduação
Após escolher a área de atuação, faça uma pós-graduação para manter seus conhecimentos, se atualizar e fazer networking para que possa atuar como advogado.
Invista em cursos para que possa alcançar suas expectativas profissionais. Temos diversas opções para que você possa escolher, conforme a área de atuação.
6. Escolha seu tipo de carreira
Decida se quer atuar como advogado autônomo, ter seu próprio escritório, ou ainda ser funcionário em uma empresa.
Exerça a profissão de forma assertiva
Depois de ser aprovado na prova da OAB, siga os passos que listamos acima e caminhe em direção à sua especialidade e atuação no mercado.
Recomendamos para você a Pós-Graduação em Processo Civil que oferece uma visão complexa da resolução de conflitos, abordando-a a partir de diferentes perspectivas: intersecção entre o direito público e o direito privado, conflitos envolvendo múltiplas partes, contratos complexos e coligados, múltiplos procedimentos e jurisdições, relação entre o direito doméstico e o direito internacional e a relação entre variáveis econômicas, políticas e jurídicas na tomada de decisão sobre conflitos.
Vem conferir mais neste link.
Fontes de pesquisa: OAB SP, Prova da Ordem, Justamente.