6 passos depois de passar na prova da OAB

Passou na OAB e n√£o sabe quais passos dar agora? Calma que vamos te ajudar. √Č normal ficar perdido em rela√ß√£o aos pr√≥ximos passos, uma vez que essa √© uma carreira que oferece muitas op√ß√Ķes de √°reas de atua√ß√£o.

Vamos entender os passos a seguir.

Passos depois de passar no exame da OAB

Passar na OAB é o grande desejo de muitos estudantes e bacharéis em Direito. A realização da prova é essencial para aqueles que querem advogar e construir carreira jurídica.

Separamos 6 passos para te guiar:

1. Solicite o seu Certificado de Aprovação no Exame da Ordem

Faça o requerimento do Certificado de Aprovação no Exame da Ordem. Isso é fundamental para o próximo passo, que é a inscrição do aprovado nos quadros da entidade.

Na solicita√ß√£o, voc√™ ter√° que apresentar alguns documentos. √Č normal que sejam exigidos:

‚óŹ CPF;

‚óŹ RG (c√≥pia);

‚óŹ T√≠tulo de Eleitor;

‚óŹ Certificado de cola√ß√£o de grau ou diploma (original e c√≥pia).

Para saber exatamente quais documentos você pode precisar, não deixe de conferir junto ao site da seccional do seu estado.

2. Se inscreva nos quadros da OAB

Além de ser aprovado na Ordem, outro requisito para que o bacharel em Direito possa advogar é se inscrever nos quadros da OAB.

Já com o Certificado de Aprovação em mãos, separe os demais documentos necessários, que são:

‚óŹ C√≥pia autenticada do diploma ou hist√≥rico escolar da gradua√ß√£o;

‚óŹ Certid√£o de Aprova√ß√£o no Exame da Ordem ou Certid√£o de est√°gio constando aprova√ß√£o no exame final de comprova√ß√£o de exerc√≠cio e resultado do est√°gio, carga hor√°ria e lei que a rege (Lei 4.215/63 ou 5.842/72);

‚óŹ Certid√£o de inteiro teor em caso de inscri√ß√£o em outra seccional;

‚óŹ Certid√£o de cola√ß√£o de grau ‚Äď caso a data da cola√ß√£o n√£o esteja no diploma ou hist√≥rico escolar;

‚óŹ Documentos pessoais ‚Äď RG, CPF, T√≠tulo de Eleitor e Certificado de Reservista;

‚óŹ Foto 3√ó4 com fundo branco, em trajes condizentes para o exerc√≠cio da profiss√£o perante qualquer ju√≠zo ou tribunal;

‚óŹ Certid√£o de casamento, se em algum documento pessoal constar diverg√™ncia no nome;

‚óŹ Provar, se for o caso, condi√ß√£o de aposentado ou reformado por meio de certid√£o;

‚óŹ Documento oficial comprovando desligamento de est√°gio ou fun√ß√£o quando foram realizados, ou ocupados em √≥rg√£os p√ļblicos.

3. Compareça à Solenidade de Compromisso

Uma vez que sua inscri√ß√£o nos quadros da OAB for aprovada, voc√™ deve comparecer √† Solenidade de Presta√ß√£o de Compromisso. √Č neste evento que voc√™ receber√° a sua carteira da Ordem e far√° o juramento do Advogado.

A cerim√īnia √© aberta, o que permite que voc√™ convide familiares e amigos para presenciar esse momento t√£o importante da sua carreira.

4. Escolha uma área de atuação

Existem várias possibilidades de carreira para o bacharel em Direito. Especialmente na advocacia, há diversas áreas de atuação nas quais o profissional pode se especializar e oferecer serviços à população.

Algumas das √°reas de atua√ß√£o que podem ser escolhidas s√£o: Direito Civil, Penal, Trabalhista, Previdenci√°rio, Familiar, Tribut√°rio, Econ√īmico, do Consumidor, Empresarial, Administrativo, Digital, Compliance, entre outras.

5. Faça uma pós-graduação

Após escolher a área de atuação, faça uma pós-graduação para manter seus conhecimentos, se atualizar e fazer networking para que possa atuar como advogado.

Invista em cursos para que possa alcan√ßar suas expectativas profissionais. Temos diversas op√ß√Ķes para que voc√™ possa escolher, conforme a √°rea de atua√ß√£o.

6. Escolha seu tipo de carreira

Decida se quer atuar como advogado aut√īnomo, ter seu pr√≥prio escrit√≥rio, ou ainda ser funcion√°rio em uma empresa.

Exerça a profissão de forma assertiva

Depois de ser aprovado na prova da OAB, siga os passos que listamos acima e caminhe em direção à sua especialidade e atuação no mercado.

Recomendamos para voc√™ a P√≥s-Gradua√ß√£o em Processo Civil que oferece uma vis√£o complexa da resolu√ß√£o de conflitos, abordando-a a partir de diferentes perspectivas: intersec√ß√£o entre o direito p√ļblico e o direito privado, conflitos envolvendo m√ļltiplas partes, contratos complexos e coligados, m√ļltiplos procedimentos e jurisdi√ß√Ķes, rela√ß√£o entre o direito dom√©stico e o direito internacional e a rela√ß√£o entre vari√°veis econ√īmicas, pol√≠ticas e jur√≠dicas na tomada de decis√£o sobre conflitos.

Vem conferir mais neste link.

Fontes de pesquisa: OAB SP, Prova da Ordem, Justamente.