As redes digitais, como aplicativos de mensagens instantâneas e sociais, são pilares de contatos de muitas empresas de diversos segmentos, usadas como plataformas para fins comerciais de comunicação e vendas nos negócios. Quando acontece a queda das redes, elas prejudicam os negócios, vem entender como.
O que acontece quando elas ficam fora do ar?
Recentemente o WhatsApp, Facebook e Instagram saíram do ar e a justificativa da empresa das três plataformas, conhecidas como redes de comunicação e social, foi que devido a uma falha técnica, que atingiu o mundo todo, provocada por um erro de configuração deixou as direções para os servidores do Facebook indisponíveis.
Divulgado pela UOL, o blecaute atingiu tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. Quem tentava acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e o Instagram pelo navegador encontrava uma tela de página fora do ar.
Ainda segundo esse veículo de comunicação, as falhas nos serviços do Facebook não são inéditas: só este ano, os apps tiveram instabilidade pelo menos três vezes, em março, junho e setembro. Geralmente, as redes sociais voltam a funcionar em menos de duas horas.
WhatsApp como instrumento de trabalho
Pessoas e empresas usam o WhatsApp como instrumento de trabalho e quando a falha ocorreu, ficaram mais de 6h impedidas de realizar as atividades e muitas tiveram prejuízos financeiros.
Foram 2 bilhões de usuários no Brasil quee tiveram a interrupção do serviço das redes sem aviso prévio. Segundo nosso especialista em Direito do Consumidor, advogado e professor Marco Antonio Araujo Junior, todos os usuários podem exigir indenização por danos materiais.
“Há muito tempo o WhatsApp deixou de ser uma simples ferramenta de comunicação e passou a ser um serviço, com remuneração indireta, colocado no mercado de consumo. Pessoas e empresas que utilizam a plataforma como instrumento de trabalho ficaram impedidas de realizar suas atividades e podem ter tido prejuízos financeiros em razão disso. Se comprovados, o Judiciário pode condenar a empresa a indenizar os usuários”, afirma em entrevista para os principais canais de comunicação online.
Como proceder diante disso?
Segundo o advogado, todos que se sentiram prejudicados pela interrupção dos serviços das redes deverão demonstrar concretamente como a falha atingiu seus negócios, comprovando de forma efetiva que não conseguiram realizar atividades profissionais durante o período.
O serviço prestado pela empresa proprietária do WhatsApp, o Facebook, se enquadra no conceito de serviços do Código de Defesa do Consumidor e, nessa linha, havendo falhas na prestação de serviços, a empresa poderá ser condenada a indenizar os prejuízos causados aos seus usuários, desde que devidamente comprovados.
Direito Digital e todos os ambientes virtuais
Com todas as mudanças tecnológicas e o espaço que o digital (redes) ganhou nos últimos tempos, o Direito Digital vem a ser o meio no qual se estabelecem as leis e garantias para evitar constrangimento ou lesão em um ambiente ou com o uso de uma ferramenta online.
A Lei do Acesso à Informação (LAI) determina o uso da tecnologia da informação para a prestação de contas dos entes públicos, bem como o Marco Civil da Internet que integra as regras do direito civil, do consumidor e outros, aos ambientes virtuais rompendo barreiras no uso da tecnologia com segurança.
E esses pontos são abordados na Pós Direito Digital Aplicado e Compliance Digital, que envolve os conhecimentos técnicos de forma dinâmica, integrada e interativa para o mercado contemporâneo para profissionais que querem conhecer e aprofundar conhecimentos na Sociedade da Informação, rompendo barreiras no uso da tecnologia.
Para saber mais e realizar as aulas on-line em 6 ou 12 meses, acesse aqui.