Valuation: saiba como funciona

O Valuation √© um termo em ingl√™s, que tem como significado ‚Äúvalor‚ÄĚ. Para o √Ęmbito empresarial, o termo retrata o processo para avaliar o valor da empresa, ou seja, estimar quanto uma empresa custa ou o pre√ßo mais prov√°vel de sua venda em um determinado per√≠odo.

Continue nesse artigo para saber mais e aprender como calcular nos atendimentos empresariais que realizar.

Afinal, o que é valuation?

O valuation é uma metodologia que ajuda a estimar o valor intrínseco de uma empresa considerando, para isso, diferentes critérios de avaliação, tais como o fluxo de caixa atual e futuro da companhia.

Essa forma de avaliação está relacionada ao benefício e à utilidade que o produto e/ou serviço oferecido pela marca oferece aos seus clientes e mercado de atuação.

O valuation para startups é uma análise essencial na busca de investidores. Porém, diferentes modelos de negócios podem utilizá-lo também com o propósito de conseguir investimentos, ou mesmo de vender a empresa.

Import√Ęncia do valor de uma empresa

O valuation é fundamental quando a empresa vai ser negociada, ou seja, vendida pelo antigo proprietário e comprada por um novo empreendedor.

Essa avalia√ß√£o ajuda a garantir que o pre√ßo negociado nessa transa√ß√£o seja justo, compat√≠vel com o porte da companhia, com o seu mercado de atua√ß√£o, seus resultados e proje√ß√Ķes, evitando, assim, que qualquer parte envolvida seja prejudicada.

Ao saber o valor da empresa no mercado, o empreendedor consegue planejar-se para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio. 

Motivos para fazer valuation

Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasi√Ķes e por diferentes motivos: para fins cont√°beis, depois da realiza√ß√£o de uma transa√ß√£o ou aquisi√ß√£o, em processos judiciais, entre outros exemplos nos quais os bens eventualmente precisem ser divididos.

Os responsáveis por fazer o valuation analisam os vários componentes da empresa e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, entre eles a própria marca, o relacionamento com o cliente e a tecnologia.

Calcular o valuation de seu negócio tem vários benefícios, tais como:

  • Identificar as caracter√≠sticas que o valorizam;
  • Entender aspectos que o fazem valer menos;
  • Saber quanto pode ser investido;
  • Entender o crescimento ao longo dos anos;
  • Negociar, de forma justa, o valor da empresa com o societ√°rio.

Como calcular o valuation?

Grandes e pequenos negócios podem identificar o seu valor por meio das seguintes etapas:

  1. Calcular o valor aproximado do fluxo de caixa para os próximos anos, ou seja, o que é recebido e posteriormente gasto;
  2. Estipular uma taxa de desconto, identificando os riscos de investimento, tendo como base a bolsa de valores;
  3. Somar os resultados aos valores presentes.

Principais métodos de valuation

Existem diferentes metodologias como:

  • m√©todo de fluxo de caixa descontado;
  • m√©todo de m√ļltiplos mercados;
  • m√©todo de capital de risco;
  • m√©todo de liquida√ß√£o de ativos.

Método de fluxo de caixa descontado

Um dos mais conhecidos e utilizados, esse método de valuation tem como base a avaliação do fluxo de caixa da empresa. Para isso, são considerados pontos como as suas receitas, despesas e custos da organização. 

Somado a esses critérios, é preciso estabelecer as taxas de desconto do negócio, percentual que indica a desvalorização do dinheiro que circula em longo prazo.

Por fim, deve ser feita a soma do fluxo de caixa da companhia e subtrair deste valor as taxas de descontos identificadas. O resultado é o valuation do negócio.

M√©todo de m√ļltiplos mercados

Tamb√©m chamada de avalia√ß√£o relativa, essa metodologia compara os m√ļltiplos da empresa (divis√£o do pre√ßo atual da a√ß√£o pelo seu valor patrimonial) com outros de neg√≥cios que atuam no mesmo segmento.

Entre os métodos de valuation, esse pode considerar o faturamento da companhia, seu lucro, e outros dados relacionados.

Apesar de ser uma forma relativamente simples de obter o valor de uma empresa, a pessoa responsável pelo seu cálculo precisa ter bom conhecimento do mercado de atuação do negócio.

Método de capital de risco

O método de capital de risco é mais utilizado por investidores, por isso, mais comuns em startups.

Ele permite que quem está interessado em investir em um negócio avalie o possível retorno financeiro que terá. 

Al√©m disso, essa metodologia de avalia√ß√£o contribui para os investidores verificarem o potencial de lucro da empresa, quanto conseguem resgatar caso retirem suas participa√ß√Ķes, e at√© o valor m√°ximo necess√°rio de investimento para conseguirem o retorno esperado.

Método de liquidação de ativos

Já o método de liquidação de ativos é indicado quando o empreendedor e os seus sócios, caso tenham, decidem vender a empresa.

Para chegar ao valuation da companhia utilizando essa metodologia, é necessário somar todos os ativos do negócio e subtrair pelos seus passivos.

Nessa conta, devem ser considerados todos os bens materiais que podem ser transformados em dinheiro, tais como equipamentos, maquin√°rios, entre outros.

O objetivo é apresentar ao comprador um valor justo de venda, bem como mostrar quanto pode obter de retorno caso decida comprar a empresa para liquidá-la.

Advogados e o valuation

Nesse processo do valuation, advogados devem trabalhar em parceria com assessores financeiros ou peritos cont√°beis para a elabora√ß√£o de um laudo de avalia√ß√£o com base econ√īmica, financeira e cont√°bil para os c√°lculos corretos.

E na p√≥s-gradua√ß√£o de Direito e Processo do Trabalho s√£o estudadas de forma aprofundada as quest√Ķes que caracterizam as rela√ß√Ķes trabalhistas,¬† como tamb√©m as quest√Ķes que geram repercuss√Ķes de grande relev√Ęncia para as empresas, trabalhadores e toda a sociedade.

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Fonte: Endeavor, Sebrae.