Como estudar para concursos

Como estudar para concursos: O guia completo do início à aprovação

Como estudar para concursos: Você está pensando na possibilidade de fazer um concurso público? Está pesquisando para entender melhor as possibilidades e o que é necessário? É iniciante nesse mundo e quer ser aprovado? 

De antemão, digo que este artigo é para você! Vamos abordar todos os aspectos que você precisa olhar, desde o início até a sua aprovação. 

Desde já, é importante dizer que a aprovação não é uma ciência exata, não é uma fórmula milagrosa. É algo a ser conquistado, e com o método correto fica mais fácil. 

Passo 1: Definindo o Foco 

Primeiramente, você precisa definir alguns pontos importantes: Qual é o concurso que você quer prestar? Em qual área ele está? É um erro pensar que concursos são todos iguais.  

Existe uma variedade muito grande de concursos e áreas possíveis, como por exemplo: Bancos, Carreiras Policiais, Tribunais, Administrativa, Tributos/ Fiscal, Prefeituras, Universidades, Órgãos Estaduais e Municipais, Fundações, dentre muitos outros. 

Além disso, para escolher uma área, você precisa analisar alguns fatores. A princípio, o mais importante é: qual é a sua formação? Logo depois, quais são os seus objetivos? Do que você gosta? 

Depois de escolher uma área de foco, é hora de verificar as opções dentro dela. Se você escolher uma carreira policial, por exemplo, existem algumas opções como: Policial Rodoviário Federal, Escrivão da Polícia Federal, Delegado Civil, Delegado da Polícia Federal, etc. 

Cada área possui suas variantes e opções de carreira. 

Como estudar para concursos: o edital 

Se você é iniciante, provavelmente tem ou já teve dúvidas com relação ao edital. Primeiramente, é importante entender que o edital é a lei do seu concurso, ele é o responsável por conter todos os pontos e informações importantes. 

Muitos, por não saberem disso, usam o edital apenas para saber a data e o local da prova, além das matérias que vão cair. Porém, nele constam todas as informações que você precisa saber para o certame, por exemplo: 

  • Como vai ser a contagem dos pontos? Algumas provas, se você errar uma questão, anula uma resposta certa, por exemplo. 
  • Quais são os requisitos para o cargo? E aqui vale lembrar tanto da escolaridade, quanto requisitos físicos. Há concursos que possuem provas físicas, ou requisitos de altura e idade. 
  • O que eu posso levar na hora da prova? Posso usar relógio? Qual é a cor de caneta aceita?  
  • Dentro de cada matéria, quais são os temas que vão cair? Quais os tópicos? 
  • Como vai funcionar a questão de cotas e para pessoas deficientes?  

Enfim, tudo isso são informações importantes que cada edital possui. É fundamental dar uma boa estudada nele, para ficar por dentro do que importa. 

Elabore um plano de estudos 

Agora que você já entendeu o edital, o próximo passo é elaborar um plano de estudos. Coloque no papel todas as matérias, defina quais são as mais importantes e monte um cronograma. 

Separe seus dias de estudo, os horários e o que você vai estudar em cada dia. Lembre-se de colocar no cronograma os exercícios e revisões também. 

Faça resumos e revise o conteúdo 

É importante frizar que estudar para concursos é algo ativo. Não basta só ler, para fixar melhor a informação, você precisa fazer resumos, mapas mentais e sempre que possível revisar os conteúdos que já foram estudados. 

Prepare o ambiente 

Se livre de todas as distrações possíveis. Estudar em um local bagunçado, com televisão ligada, celular vibrando o tempo todo e pessoas te chamando é um grande desafio. Sem contar que é praticamente impossível se concentrar em um ambiente assim, não é? 

Tente se livrar das distrações. Desligue a televisão, coloque seu celular no modo avião, e converse com as outras pessoas da casa sobre a importância de não te interromper durante os estudos. 

Faça exercícios e meça seu desempenho 

Como já diz o ditado “a prática leva a perfeição”. Você só vai ficar bom de verdade em algo que pratica. Como os atletas, estudar para concursos requer muito treino, o máximo que você conseguir. 

Faça simulados com exercícios de provas anteriores, exercícios parecidos, o que você encontrar. O importante é praticar, e muito. 

Monte um quadro dos sonhos 

O quadro dos sonhos serve para colocar imagens daquilo que você busca atingir. Pegue uma cartolina e recorte fotos que te façam pensar nos seus objetivos. Por exemplo: se a sua meta é entrar na Polícia Federal, coloque fotos que te façam imaginar você como um policial federal. 

Coloque essa cartolina em um local que você costuma passar várias vezes no dia. Essa técnica serve para te ajudar a mentalizar e trazer motivação para os estudos. 

Se dê espaço 

Separe momentos de descanso. Seu cérebro é um músculo, e também precisa de descanso. Chegam momentos em que se você forçar muito, não vai render bem, então dê um passo para trás, descanse e volte renovado aos estudos! 

Busque apoio 

O caminho fica muito mais fácil com uma ajuda profissional e direcionada. Ao invés de organizar por contra própria o seu plano de estudos, você pode, por exemplo, estudar aqui no MeuCurso. 

Nossas rotas de estudos são todas calculadas pela nossa plataforma, tudo já foi pensado para você, não há necessidade de se preocupar com isso. Seu papel vira apenas entrar, estudar e praticar bastante. 

Com isso, você otimiza e muito o seu tempo e o caminho para a sua aprovação. 

Cuide da sua alimentação 

Para um carro render, ele precisa do combustível correto. Com o seu corpo é a mesma coisa, você precisa mandar combustível bom para ele. Uma boa alimentação ajuda na concentração e te dá energia para continuar. 

O contrário também acontece, uma má alimentação pode te deixar irritado, ansioso e atrapalhar o seu foco. 

Cuide bem do seu corpo. 

Respire

É comum ficar muito ansioso e ter medo, em momentos de alta pressão como esse. Por isso, você precisa fazer exercícios de respiração, se possível meditar também, isso vai te ajudar a se controlar melhor no dia da prova. 

Sempre que a ansiedade bater, respire. 

Como estudar para concursos: conclusão 

Enfim, é totalmente possível se preparar para um concurso. Siga os passos citados nesse artigo e você já estará na frente de boa parte dos concurseiros. 

Se você quer estudar com a nossa metodologia inovadora e que funciona, basta clicar aqui e visitar o nosso site. Te convido a ler outros artigos do nosso blog, clicando aqui. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.