Desenvolver a carreira profissional com uma pós-graduação é uma forma excelente de se aperfeiçoar na área de atuação, com um curso que irá valorizar e dar destaque em meio à concorrência.
Afinal, por meio da pós-graduação é possível ter acesso a novos saberes e demandas com muito mais propriedade através de vivências diferenciadas, networking e do apoio de diferentes professores.
E pensando nisso, nosso time separou algumas dicas para que você possa escolher o curso ideal para fazer uma pós-graduação.
Importância de uma pós-graduação
Com as mudanças tecnológicas, estar em constante atualização e contar com toda a parte teórica e prática na carreira é fundamental, e quando uma pessoa busca aprendizado para se qualificar e atualizar — ou até mesmo para se recolocar no mercado —, ela é vista pelas organizações como alguém proativo e de iniciativa, capaz de agregar ao negócio e potencializar resultados.
Além disso, é possível:
- Encontrar melhores oportunidades e salários;
- Desenvolver habilidades;
- Criar um plano de carreira mais assertivo.
Qual pós-graduação escolher?
Para escolher a especialização mais adequada, não basta apenas olhar o nome do curso, mas também a sua grade curricular. Além disso, o seu perfil profissional é um aspecto determinante nesse momento, já que existem diferentes pós-graduações para objetivos variados. Se o indivíduo quer ser professor e seguir uma carreira na área acadêmica, por exemplo, o ideal é buscar por um curso na modalidade stricto sensu — ou seja, um mestrado ou doutorado.
Por isso, avalie:
Temas e grade dos cursos
Analise quais cursos podem ter relação com seu objetivo de carreira. Para decidir isso da melhor forma, analise seus pontos fortes e fracos, predileções na área em que atua e quais conhecimentos deseja adquirir.
Instituição relevante
A escolha da instituição é importante para o seu currículo, por isso avalie a relevância e recomendações dos alunos, como também a grade curricular focando em toda a parte prática nos cursos.
Modalidade
As pós-graduações são divididas em lato sensu, quando estão mais voltadas para o conhecimento de negócios e mercado de trabalho, e stricto sensu ao focar na área acadêmica e de pesquisa.
Caso opte pelo lato sensu, as pós mais comuns são as especializações e os MBAs. Se preferir o stricto sensu, faça cursos de mestrado e doutorado.
Verifique diferenciais
Sempre analise pontos como:
- qualidade e a experiência prática do corpo docente;
- flexibilidade dos cursos (preferencialmente, se o aluno pode montar parte da grade curricular conforme sua necessidade de aprendizado e aperfeiçoamento);
- variedade de localização dos polos de ensino, no caso das pós-graduações EAD;
- atualização dos cursos.
Faça um planejamento financeiro
Verifique as mensalidades para conseguir se programar financeiramente e assim conseguir concluir a qualificação.
Uma boa opção para economizar, é a modalidade EAD, que você não precisa se deslocar até a instituição e precisa apenas de internet para assistir às aulas e fazer as provas.
Tenha clareza dos seus objetivos
Liste seus objetivos a curto, médio e longo prazo, para que a escolha seja pertinente com o que você busca de crescimento.
Dessa forma, será mais fácil fazer a escolha do curso, valores, formatos sempre baseado no que irá se adequar com seu crescimento profissional.
Carreira em foco
Busque uma pós-graduação que irá valorizar o seu currículo e também trazer experiência para que a sua carreira fique em evidência e você consiga alcançar seus objetivos.
Na Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho, você encontra estudos teóricos do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho com aspectos práticos da advocacia para quem busca a intersecção entre o direito público e o direito privado, conflitos envolvendo múltiplas partes, contratos complexos e coligados, múltiplos procedimentos e jurisdições, relação entre o direito doméstico e o direito internacional e a relação entre variáveis econômicas, políticas e jurídicas na tomada de decisão sobre conflitos.
Para saber mais e aproveitar nossos benefícios, acesse aqui.