Plano de estudos: 7 etapas para montar o seu

Plano de estudos: Muitos estudantes sofrem com esta questão. Se você busca a sua aprovação, é importante ter um planejamento de como serão os seus estudos, não basta apenas sentar e ler. 

Nesse artigo, separamos 7 etapas para montar o seu plano de estudos corretamente. Essas etapas servem para Concursos Públicos, OAB, Enem, etc. 

#1: Crie o seu calendário 

A base de todo planejamento é a organização. Crie um calendário e coloque todas as suas atividades dentro dele, todas 

Coloque a hora que você acorda, o horário que sai para trabalhar, o horário que pretende começar e encerrar os estudos, o das refeições, o de dormir, e por aí vai. Registre o seu dia por completo. 

Perceba que você vai encontrar “buracos” na sua agenda, dentro deles, comece os estudos. 

#2: Selecione e organize as matérias 

Liste todas as matérias que você precisa estudar. Depois, separe um arquivo com todos os conteúdos que você precisa ler/assistir. 

É importante deixar tudo em um local de fácil acesso, para evitar perder tempo procurando, ou até mesmo perder materiais importantes. 

Também separe quantas matérias você pretende estudar por dia, e quanto tempo você pretende dedicar a cada uma delas. 

#3: Observe o grau de importância dos itens 

Inclua na sua lista o grau de importância de cada matéria. Dê prioridade a todas aquelas que forem mais importantes, que caem mais na prova. No ponto seguinte, vamos falar sobre imprevistos, então é importante começar pelas matérias que tem maior relevância. 

Assim, caso surja algum imprevisto, você não sai tão prejudicado. 

#4: Se prepare para imprevistos 

Imprevistos acontecem, e como o nome já diz, não dá para prever. Você não consegue adicionar imprevistos no seu plano de estudos, porém, é importante ter uma “folga” entre as agendas, para evitar que eles te atrapalhem muito. 

Também, como dito no item anterior, é importante estudar o que é mais relevante primeiro. Caso haja algo que te impeça de estudar depois, pelo menos o que era mais importante você já estudou. 

#5: Sem distrações 

Quando for estudar, deixe longe qualquer objeto que possa atrapalhar a sua concentração. Celular, televisão, Tablets… todos eles drenam a sua atenção e podem tirar o seu foco. 

Se você precisa estudar online, deixe todas as notificações desativadas e saia de todas as redes sociais ou site de notícias. Seu plano de estudos precisa ser seguido para ter resultados. 

#6: Faça revisões e exercícios 

Tão importante quando estudar é revisar e praticar. Dentro do seu cronograma, separe uma parte considerável de tempo para fazer revisões do que está aprendendo e exercícios práticos.  

Faça muitos exercícios, muitos mesmo. A repetição vai te tornar cada vez melhor. 

#7: Descanse 

Ninguém é de ferro, separe tempo para descansar também. Lembre-se que o seu cérebro também é um músculo, e como todo músculo, para se desenvolver ele precisa de descanso. 

Tão importante quanto fazer um plano de estudos é descansar corretamente. Não adianta se sobrecarregar demais e cansar a cabeça. Separe pelo menos 30 minutos por dia para o que chamamos de “ócio criativo”, isso te ajuda a ter novas ideias e renovar as energias. 

Bônus: 

Uma mensagem de bônus para você é: se permita, dê tempo ao tempo. Muitos estudantes, na ânsia de ser aprovado acabam se cobrando demais e ficando muito ansiosos, fuja disso. 

Estude, se esforce, corra atrás. Mas busque não se prejudicar tanto, não fique tão obcecado. 

E, se precisar, estamos aqui com você! O MeuCurso é referência em ensino online. Temos uma plataforma altamente tecnológica e um método de estudos inovador. 

Com a gente, toda essa organização já foi pensada, o plano de estudos já foi feito. Basta você seguir nossas orientações e estudar, do seu jeito, no seu tempo. Se quiser conhecer mais sobre os nossos cursos, basta clicar aqui e ir até o nosso site. 

Um forte abraço, estamos juntos nessa! 👊😉 

Continue lendo nosso blog clicando aqui.